domingo, 18 de agosto de 2013

DIA DA BÍBLIA LIÇÃO 2 : DEUS DÁ A SUA PALAVRA (Êxodo 20.1-21)


INTRODUÇÃO
Oi crianças! Que bom estar aqui com vocês hoje!
Na semana passada, nós aprendemos que a Bíblia é muito parecida com algo, vocês se lembram com o que?
(Aguarde respostas, caso as crianças tenham dificuldades em responder, mostre o Manual de Instruções que você utilizou na aula passada.)
Aprendemos que a Bíblia é como um Manual de Instruções.
Por exemplo, um Manual de Instruções de um jogo traz as regras que devem ser obedecidas pelos jogadores.
A Bíblia nos fala que Deus também deixou algumas regras para que nós seguíssemos. Essas regras que o Senhor fez foi para que o Seu povo fizesse tudo certinho e fosse feliz.
Prestem bastante atenção na lição bíblica de hoje e preparem-se para descobrirem que regras são essas.

DESENVOLVIMENTO.
Vamos abrir nossa Bíblia no livro de Êxodo.
Quando Deus libertou o Seu povo da escravidão do Egito, da maldade de Faraó, ele escolheu Moisés para levar o Seu povo até a Terra Prometida. (Êx 3.10-12)
Deus queria que Seu povo fosse diferente dos demais povos que existiam.
Certo dia, enquanto o povo de Deus estava acampado no deserto, o Senhor chamou Moisés e pediu que ele subisse a parte mais alta do monte Sinai (Êx. 24.12), porque queria dar-lhe algumas instruções, algumas regras que Seu povo deveria obedecer para ter ordem, paz, harmonia e a felicidade para todos.
O encontro de Moisés com Deus naquele dia foi algo maravilhoso! O povo viu lá debaixo, o monte fumegando (exalando vapor) e toda montanha tremia. (Êx 19.16-18)
 Moisés amava tanto estar com Deus que nem notou os dias passarem. Ele permaneceu no alto do Monte Sinai por 40 dias e 40 noites. Que coisa maravilhosa! (Êx 24.18, 31.28, Dt 9.9)No final daqueles dias, Deus entregou duas placas de pedra, escritas pelo Seu próprio dedo, a Moisés, com 10 regras, os 10 mandamentos. (Êx 31.18)Sabe crianças, aqueles mesmos mandamentos que Deus deu a Moisés para o povo de Israel, estão escritos na nossa Bíblia, e nós podemos lê-los agora. Vamos abrir em Êxodo 20?

Peça às crianças para citarem algumas ordens que o papai e a mamãe dão para elas. As crianças precisam entender o que são ordens e que elas devem ser obedecidas.
Nossos pais nos dão ordens, porque nos amam e querem o melhor para nós.
Nesta lição, veremos quais as ordens que Deus deu a Seu povo e para nós, também.

Desenvolvimento:
Três meses haviam se passados desde que o povo de Israel saíra do Egito. Agora, estavam no deserto preto do monte Sinai.
Moisés subiu ao monte, e Deus falou com ele, passando várias ordens que deveriam ser seguidas. Deus deu a Moisés dez mandamentos para que o povo de Israel seguisse e cumprisse.

Primeiro mandamento (v2-5) - NÃO TERÁS OUTROS DEUSES DIANTE DE MIM. (Ex 20.3) . Imagine que em seu coração há um pódio(lugar onde atletas recebem as medalhas e os troféus) com várias classificações: primeiro, segundo, terceiro ou mais lugares. "Em que degrau Deus está? Quem gostaria de colocar Deus em primeiro ligar na sua vida?" Deus deve estar sempre no primeiro lugar no pódio. Ele é o nº 1. Por isso, devemos louvá-lO.

Segundo mandamento (v4-5) - NÃO FARÁS PARA TI IMAGENS DE ESCULTURA  DE NENHUMA COISA QUE HÁ LÁ EM CIMA NO CÉU, NÃO SE AJOELHE DIANTE DE ÍDOLOS, NEM OS ADORE (Ex 20.4,5). Se conseguíssemos obedecer ao primeiro mandamento, Deus não precisaria ter feito outros nove. Mas o homem sempre coloca outra coisas no lugar de Deus, ou seja, no primeiro lugar. A Bíblia afirma que só podemos nos ajoelhar diante de Deus. É pecado ajoelhar ou adorar imagens de barro, pedra, ou desenhos. É pecado também fazer pedidos a essas imagens ou desenhos, pois só existe um único Deus a quem devemos adorar. E Ele não pode ser desenhado em papel ou em outro material qualquer, porque é espírito e não podemos vê-lO.

Terceiro mandamento (v.7)- NÃO TOMARÁS O NOME DO SENHOR EM VÃO (SEM RESPEITO QUE ELE MERECE)(Ex 20.7). Muita gente fala o nome de Deus sem respeito. Não se deve brincar com o nome de Deus. Não se deve falar o nome de Deus de qualquer maneira, pois o Seu nome só deve ser pronunciado com respeito e adoração (Exemplo: "Ai meu Deus", "Deus me livre"...). Além disso, é pecado também jurar pelo nome de Deus.

Quarto mandamento (v.8-9)- GUARDE O DIA DE SÁBADO ( DIA DO SENHOR) (Ex 20.8). Pergunte às crianças: "Quem gosta do domingo? Porque vocês gostam do domingo?"  Ouça as respostas e depois continue. Deus reservou um dia de descanso para nós. Neste dia, devemos parar tudo para descansar e adorá-lO. Os israelitas guardavam o sábados, como ensinam os Dez Mandamentos. Nós, os seguidores de Cristo, guardamos o domingo, o dia da ressurreição de Jesus. Domingo é um dia especial, reservado para estudarmos a Bíblia na EBD, cultuarmos a Deus com a família e os amigos. "Crianças, porque devemos dar o nosso domingo para o Senhor?" Porque Jesus é o nº1.

Os outros seis mandamentos falam do nosso relacionamento com as outras pessoas. Jesus os resumiu em uma frase: " E ame seu próximo como você ama a você mesmo". (Lucas 10.27)

Quinto mandamento (v.12)- HONRA (RESPEITE) O TEU PAI E A TUA MÃE (Ex 20.12) . Respeitar significa obedecer, valorizar. "Você tem valorizado seus pais?" (Aproveite para falar sobre o respeito aos mais velhos, "Aqueles que são responsáveis  por nós). A obediência e o respeito agradam tanto a Deus que Ele prometeu bençãos especiais para quem os pratica. "Vamos ver quais são essas bençãos? (Convide dois alunos que saibam ler para fazerem a leitura de Êxodo 20.12 e Efésios 6. 1-3).

Sexto mandamento (v.13) - NÃO MATARÁS (v.13). Pergunte às crianças: "Quem foi que nos deu a vida?" Aguarde as respostas e prossiga. É Deus quem nos dá a vida, portanto, somente Ele pode tirá-la. Deus nos concedeu a vida, porque nos ama e deseja que cuidemos dela muito bem. Que presentão! Por isso, nunca se deve pensar em matar. Jesus disse que odiar alguém já é pecado (Mt 5.22).

Sétimo mandamento (v.14)- NÃO ADULTERARÁS (v.14). Deus criou o homem para que se casasse com uma mulher, e juntos tivessem filhos e fossem muito felizes. O homem só pode se casar com uma mulher e a mulher só pode se casar  com um homem, Quando as pessoas desobedecem esse mandamento divino, estão cometendo adultério.

Oitavo mandamento (v.15) - NÃO FURTARÁS (v.15). Furtar é coisa feia e não agrada a Deus. O que significa furtar? (Escreva no quadro as idéias dos alunos. Furtar é...) Não se deve prejudicar as outras pessoas em nada.

Nono mandamento (v.16)- NÃO DIRÁS FALSO TESTEMUNHO CONTRA O TEU PRÓXIMO (FALAR MENTIRAS) (v.16). Inventar coisas sobre os outros é pecado, pois Deus manda que falemos apenas a verdade. Devemos evitar fofocas e buscar somente coisas boas.

Décimo mandamento( v.17)- NÃO COBIÇARÁS (v.17). Cobiçar é desejar impacientemente aquilo que outra pessoa tem. É ficar triste porque o outro tem o que você não tem. 

Depois de passar 40 dias e 40 noites no monte Sinai em comunhão com Deus, Moisés desceu e contou para o povo tudo o que o Senhor havia lhe falado.
Conclusão:

Deus deu para Moisés aquelas duas placas de pedra com um resumo do que o Seu povo deveria fazer, para que ficasse, através dos tempos, registrado, e assim ninguém poderia falar que não sabia ou não tinha aprendido. Dessa forma, ninguém culparia a Moisés, dizendo que ele não tinha ensinado direito.
E para que nós não nos esquecêssemos dos seus mandamentos, os seus estatutos, Deus ordenou que alguns dos seus servos escrevessem a Sua Palavra formando assim a Bíblia Sagrada.
Vamos ver o que o Senhor nos diz em Tiago 1.22?
Toda criança que ama Jesus, sente alegria em ler a Bíblia e obedecer ao que nela está escrito.








































COLEI CADA DESENHO REPRESENTANDO OS DEZ 
MANDAMENTOS, FAZENDO UMA BÍBLIA.