quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

MOISÉS 1 PARTE

1) A população dos israelitas cresceu enquanto eles estavam no Egito(Êxodo 1:6,7).

2) Com medo do grande número de israelitas, o malvado Faraó os escravizou para poder controlá-los(1:8-14): O povo de Israel tinha se tornado escravo do malvado Faraó. Um escravo é a pessoa que está sob controle de alguém. A Bíblia diz que, desde que nascemos você e eu somos controlados do pecado (Salmos 51:5). Pecar é fazer a sua vontade em vez da vontade de Deus. É por isso que você peca (discuta com as crianças sobre pecados que eles fazem).Mas, Deus te ama tanto que enviou alguém para libertá-lo do pecado, seu filho Jesus.
O Filho perfeito de Deus, o Senhor Jesus Cristo, aceitou de boa vontade o castigo pelo seu pecado quando morreu na cruz.(Leia Romanos 5:8). Ele derramou seu sangue para que você não tivesse de ficar separado de Deus para sempre. Jesus voltou a viver, e você pode crer nEle e ter a vida eterna. Só crendo nEle como seu Salvador você pode ficar livre do castigo pelo seu pecado. O povo de Israel não era livre, era escravo do malvado Faraó.

3) Faraó ordenou às parteiras que matassem os meninos que nascessem das mães hebreias(1:15,16) (O plano de Faraó era acabar com todos os hebreus)

4) As parteiras honram a Deus e desafiaram as ordens de Faraó, permitindo que os meninos vivessem(1:17-21).

5)não satisfeito Faraó mandou que os meninos fossem afogados no Rio Nilo(1:22).

6)Uma hebreia chamada Joquebede teve um filho e o escondeu durante três meses,ela não queria que ele morresse.(2:2)

Até que um dia sua mãe já não podia mais escondê-lo mais. Ela fez um cesto que flutuava,então colocou seu filho no cesto e o colocou à beira do rio Nilo.(2:3)
Miriã a irmã do menino, ficou olhando de longe para ver o que iria acontecer com seu irmãozinho.(2:4)
Muitas pessoas tomavam banho,nadavam,lavavam até roupas no rio.
A filha de Faraó foi tomar banho no rio e achou o cesto com o menino, e teve pena pois ele chorava(2:5-6).A irmã do menino se ofereceu para procurar uma babá hebréia  que pudesse cuidar dele(27-9)
A filha de Faraó pagou a Joquebede,para cuidar do menino(2:8-9)



Joquebede levou o menino mais tarde o filho de volta à filha de Faraó, para ser educado no palácio(2:10)
O menino recebeu o nome de Moisés,que quer dizer "Tirado das águas"(2:10)
Deus manteve Moisés a salvo pois tinha um plano especial para ele.Quando Moisés ficou mais velho, ajudou o povo de Israel,Deus cuidou do seu povo.