Ensinando a Criança a Orar
I.
A importância da oração:
A.É
uma forma de manter comunhão c/Deus (Dn 6);
B.
Ajuda a enfrentar problemas diários;
C.
Jesus nos ensinou a orar (Mt 6:5-15);
II.
Ensinos básicos sobre a oração:
A.
O que é oração? Falar com Deus.
B.
Quem pode orar? Os Seus filhos.
C.
Onde podemos orar? (Em qualquer lugar)
1)
Jonas orou na barriga do peixe (Jn 2:1-9);
2)
Lídia orou na margem do rio (Atos 16:13);
3)
Paulo e Silas oraram na prisão (Atos 16:25);
D.
Quando devemos orar? (A qualquer hora)
1)
Sem cessar (I Ts 5:17);
2)
Em todo tempo (Ef 6:18);
3)
Em momentos especiais “...de manhã te apresento a minha oração...”
(Sl.5:3b) “À tarde, pela manhã e ao meio-dia, orarei...”
(Sl.55:17) Quando tivermos problemas (Fp 4:6) Quando estivermos
contentes (Sl 96 e 100)
E.
Por que devemos orar? Porque Deus quer ter comunhão com os Seus
filhos (Tg 4:8a).
III.
Conduzindo o período de oração
A.
Deve ser breve.
B.
Use palavras simples e curtas.
C.
Inclua a si mesmo na oração, usando “nós”, “nos”, etc.
D.
Diferentes pessoas podem conduzir essa atividade:
1)
Os pais
2)
O professor
E.
Use visuais para motivar as crianças a orar.
F.
Use um cântico de oração para criar um ambiente reverente.
G.
Espere sempre o silêncio e a reverência.
Obs:
Os pais e o professor devem ser modelos de vida de oração para seus filhos
e alunos.
IV.
Ajudando a criança a orar em público
A.
Atitudes e posição:
1)
Fechar os olhos;
2)
Abaixar a cabeça;
3)
Cruzar as mãos;
B.
Comece com oração de ação de graças. Agradecer!
1)
Agradeça a Deus por algo específico (pelo sol, pela mamãe, pelo papai, irmãos,
etc).
3)
Inclua na oração:
a)
“Querido Pai”, etc.
b)
Diga a Deus o que você quer que Ele saiba.
c)
Termine a oração com “Em nome de Jesus, amém”.
4) Seja sensível às necessidades das crianças
durante o período de oração.
C.
Prossiga, ensinando sobre pedidos de oração:
1)
Faça pedidos específicos;
2)
Peça às crianças que peçam de maneira específica;
3)
Fale sobre as possíveis respostas de Deus:
a)
Pode ser “sim”, se estiver de acordo com a sua vontade e o Seu tempo (I Rs
18:37,38; I Sm 1:22);
b)
Pode ser “não”, se não for bom para nós (II Co 12:8,9);
c)
Pode ser “espere”, se ainda não for o tempo de Deus (Sl. 5:3);
V.
Dirigindo o período de oração:
A.
O primeiro encontro:
1)
Defina o que é oração;
2)
Explique o que podemos dizer a Deus (agradecimentos, pedidos);
3)
Explique as posições físicas (olhos fechados, mãos juntas);
B.
O segundo encontro:
1)
Explique “Em nome de Jesus, amém”;
2)
Deixe uma ou duas crianças salvas irem a frente fazer uma oração que expresse,
por exemplo, gratidão a Deus: Ex: “Querido Deus, obrigada pelo lanche, em
nome de Jesus, amém”.
VI.
Tipos de Oração
A.
Louvor (Exaltar a Deus pelo que Ele é fez, etc.);
B.
Agradecimento (Agradecer a Deus por tudo);
C.
Confissão (Confessar pecados – Sl.66:18);
D.
Intercessão (Orar por outras pessoas);
E.
Petição (Fazer pedidos a Deus, apresentar suas necessidades).
Exemplo Bíblico: A oração de Neemias.
COMO DEVEMOS ENSINAR AS
CRIANÇAS A ORAR?
1.
Use uma canção especial para introduzir o tempo de oração. Escolha uma canção
que fale sobre oração, ou uma canção que seja uma oração. Use a mesma canção
semana após semana como introdução ao tempo de Oração.
2.
Numa Escola dominical nova, o professor deve ser o primeiro a orar. Quando uma
igreja começa uma nova Escola Dominical, no início as crianças podem ficar
assustadas ou envergonhadas à cerca da oração em frente de outros. Podem não
saber orar. Para evitar problemas, o professor deve orar no princípio. Isto
permite às crianças ouvirem como podem orar. O professor deve fazer uma oração
pequena, natural, de forma simples. Então, as crianças vão saber que podem
falar com Deus da mesma forma. Ele deve estar familiarizado com os princípios
bíblicos sobre a oração para que não viole nenhum deles. Mas não deve ser
sempre o professor a orar. Não queremos que as crianças pensem que a oração é
exclusivamente para professores. Elas devem começar a orar o mais cedo
possível.
3.
Ensine um princípio sobre a oração de cada vez.
Fizemos
uma lista de muitos princípios de oração. Escolha um que possa ajudar os seus alunos,
e ensine um só princípio de cada vez. Continue a rever e a explicá-lo até que
as crianças o compreendam e comecem a usá-lo. Cada princípio deve tomar entre
duas a cinco semanas a ser interiorizado, dependendo da compreensão das
crianças.
4.
Continue a rever os princípios que já ensinou
Todas
as semanas, use uma parte do programa para rever rapidamente 3 ou 4 princípios
de oração que elas já aprenderam. Isto pode ser feito fazendo perguntas ou
começando uma frase e elas terem que a terminar. Ou, você pode dizer-lhes que
vai dar um mau exemplo de oração e depois pedir-lhes que elas corrijam, e digam
qual o princípio que foi violado. Depois de ter ensinado muitos dos princípios,
não os reveja todos, todas as semanas. Escolha poucos de cada vez para revisão.
5.
Coloque imediatamente em prática o princípio, logo que as crianças o aprendam.
Depois de ter ensinado um princípio de oração, comece a demonstrar e a usar
esse princípio. Exemplo: Se ensinou o princípio de que deve orar pelos lideres
da sua igreja, durante a oração desse dia, certifique-se de que menciona os
lideres da sua igreja local. Nas semanas seguintes, continue a lembrá-los na
sua oração.
6.
O que deve fazer se as suas crianças têm hábitos de oração que não são
bíblicos? Se as crianças que tem na sua Escola Dominical vem de campos não
bíblicos, então elas podem estar a orar de formas que a Bíblia não aprova,
mesmo na Escola dominical. Nos primeiros anos do meu ministério em África, uma
vez, uma criança levantou-se na Escola dominical e orou fervorosamente a Maria.
Contudo, não lhe vai acontecer muito destas situações se você ensinar sobre
oração. Antes das crianças começarem a orar, pergunte-lhes: “A quem devemos
orar?” (Ao nosso Deus Pai) “Em Nome de quem oramos?” (No Nome de Jesus)
Não
podemos controlar o que as crianças fazem em casa, ou nas igrejas que possam
frequentar ao mesmo tempo em que vão à Escola dominical, mas você pode ser um
bom exemplo na Escola Dominical. Se uma criança começar a orar de uma maneira
não bíblica diante de toda a classe, não a envergonhe. Não se zangue nem a
repreenda. No entanto, termine, imediatamente com essa oração. Pode fazer algo
como isto: “Desculpa.” (Diga-o de forma firme mas não com uma voz zangada)
ponha a mão sobre o seu ombro se ele continuou a orar. Depois diga mais ou
menos isto: “Desculpa, tu não sabes como nós costumamos orar ou esqueceste-te.
Na Escola Dominical, nós só oramos como a Bíblia diz. Nós oramos (então lhe
mostre a forma correta, por exemplo: A Deus, no Nome de Jesus. Amém. Dê-lhe uma
outra oportunidade, se ele quiser, e, no fim da Escola dominical, fale com ele
em privado, fazendo-o compreender porque é que você o interrompeu, e que não
está zangado com ele. Talvez até o possa elogiar pela forma como acabou por
orar. Tente terminar a sua conversa de forma positiva. Se as crianças o
informarem de que, em casa, oram de forma diferente, pode dizer: “Na nossa
Escola dominical, gostamos de orar como a Bíblia diz”.
7.
Peça voluntária para orar, em vez de forçar.
Pode
perguntar quem quer orar, e só depois escolher uma criança. Ou pode perguntar
com antecedência a algumas crianças se elas querem orar. Deixe várias crianças
orarem, não sempre as mesmas.
8.
Encoraje as crianças que oram bem
Quando
as crianças estão a usar bem os princípios que você ensinou, reconheça o
esforço delas e encoraje-as. Pode dizer isto: “Foi uma ótima oração.
Lembraste-te … … “(seja qual for o princípio que a criança usou)
9.
Dê às crianças boas ideias sobre assuntos de oração
Você
pode trazer à frente 3 ou 4 crianças para orar. Dê a cada uma, um assunto de
oração. Exemplo: primeira criança – somente louva a Deus. Segunda criança: Ora
pelo nosso pastor e lideres da igreja. Terceira criança: ora pelos que estão
doentes. Quarta criança: Ora pelas crianças da vila que não são salvas. Quinta
criança – Ora pelas crianças noutros países onde é difícil ser-se cristão, como
a Líbia, Sudão etc.
10.
De tempos a tempos, use canções como orações.
Uma
canção pode ser ela própria, uma oração. As crianças podem cantá-la numa atitude
de oração, e no seu coração vai tornar-se uma oração. Exemplo: Uma canção pode
ser uma oração que busca cura. À medida que as crianças cantam, peça às que
estão doentes que se levantem ou levantem as suas mãos. Uma canção pode falar
de perdão. Peça às crianças que, em silêncio, pensem nos seus pecados e depois
cantem todos juntos, pedindo que Deus as perdoe.
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