Jogos e
Brincadeiras
Aqui estão alguns
jogos bastante curtos que podem ajudar o seu grupo a plantar o versículo
bíblico memorizado em seus corações. Tente usar o 'Momento de Memorizar'
durante cada sessão para atrair o interesse das crianças e ajudá-las a lembrar
a passagem bíblica. Lembre-se que crianças são observadores passivos. Eles
aprendem melhor fazendo!
Jogo 1 - ACERTE
O SACO DO FEIJÃO
Idade: Primário
Materiais: Bíblias, folhas de papel, caneta hidrocor, saco de feijão.
Preparação: Escreva as palavras do versículo ou tema nas folhas de papel, uma palavra ou frase curta em cada folha. Espalhe essas folhas misturadas no chão.
Jogo: As crianças revezam jogando o saco de feijão a uma certa distância sobre as folhas de papel. Quando o saco cai sobre uma folha a criança pega a folha em que acertou e segura. Depois que todas as folhas forem apanhadas, ajude as crianças a colocarem na ordem para formar o versículo ou tema, usando suas Bíblias como referência. Repita o jogo quantas vezes o tempo permitir.
Idade: Primário
Materiais: Bíblias, folhas de papel, caneta hidrocor, saco de feijão.
Preparação: Escreva as palavras do versículo ou tema nas folhas de papel, uma palavra ou frase curta em cada folha. Espalhe essas folhas misturadas no chão.
Jogo: As crianças revezam jogando o saco de feijão a uma certa distância sobre as folhas de papel. Quando o saco cai sobre uma folha a criança pega a folha em que acertou e segura. Depois que todas as folhas forem apanhadas, ajude as crianças a colocarem na ordem para formar o versículo ou tema, usando suas Bíblias como referência. Repita o jogo quantas vezes o tempo permitir.
Jogo 2 - REPITA
O QUE EU DIGO
Idade: Todas
Materiais: Lousa e giz ou folha grande de papel e pincel atômico.
Preparação: Escreva as palavras do versículo a ser memorizado em uma lousa ou folha de papel bem grande. Coloque num local de fácil visualização.
Idade: Todas
Materiais: Lousa e giz ou folha grande de papel e pincel atômico.
Preparação: Escreva as palavras do versículo a ser memorizado em uma lousa ou folha de papel bem grande. Coloque num local de fácil visualização.
Jogo: Pronuncie a primeira palavra do versículo
- as crianças repetem; pronuncie as duas últimas palavras, depois as próximas
três etc. As crianças repetem cada jogo de palavras e então repetem juntas o
versículo inteiro. Convide as crianças a recitarem os versículos do mesmo modo
que você fez, sendo que agora você repete as palavras delas. Convide várias
crianças a serem líderes no jogo se o tempo permitir.
Jogo 3 - PASSE A PALAVRA
Idade: Todas
Materiais: Cartões de indice, pincel atômico, rádio com fita cacete ou cd para música.
Preparação: Escreva cada palavra do versículo em um cartão separado. Se for longo, escreva mais de uma em cada. Numere os cartões segundo a ordem das palavras do versículo.
Jogo: Coloque as crianças sentadas em círculo e dê cada um dos cartões para uma criança diferente. Enquanto a música toca, vão passando os cartões; quando a música para, as crianças que estiverem segurando o cartão, leêm o versículo, seguindo a ordem das palavras. Depois que tiverem brincado várias vezes dessa maneira, as crianças que estiverem segurando os cartões virão à frente e organizarão os cartões elas próprias, formando o versículo. Repitam o verso juntos várias vezes.
Idade: Todas
Materiais: Cartões de indice, pincel atômico, rádio com fita cacete ou cd para música.
Preparação: Escreva cada palavra do versículo em um cartão separado. Se for longo, escreva mais de uma em cada. Numere os cartões segundo a ordem das palavras do versículo.
Jogo: Coloque as crianças sentadas em círculo e dê cada um dos cartões para uma criança diferente. Enquanto a música toca, vão passando os cartões; quando a música para, as crianças que estiverem segurando o cartão, leêm o versículo, seguindo a ordem das palavras. Depois que tiverem brincado várias vezes dessa maneira, as crianças que estiverem segurando os cartões virão à frente e organizarão os cartões elas próprias, formando o versículo. Repitam o verso juntos várias vezes.
Jogo 4 - FAÇA
UM GESTO
Idade: Todas
Materiais: Lousa e giz ou cartolina e pincel atômico.
Preparação: Escreva as palavras do versículo na lousa ou cartolina. Coloque num papel visível.
Jogo: Senta-se em círculo. Comece o jogo fazendo um tipo de movimento com as mãos enquanto você recita a primeira palavra em voz alta (ou primeira série de palavras) do versículo a ser memorizado. A criança ao seu lado repete seu movimento e palavras, então ela cria um novo movimento enquanto recita a segunda palavra do verso. Continue até que todas as palavras tenham sido usadas. Então repitam o verso todos juntos várias vezes, usando sempre os movimentos com as mãos. (Obs: não é necessário que o movimento represente o significado das palavras)..
Idade: Todas
Materiais: Lousa e giz ou cartolina e pincel atômico.
Preparação: Escreva as palavras do versículo na lousa ou cartolina. Coloque num papel visível.
Jogo: Senta-se em círculo. Comece o jogo fazendo um tipo de movimento com as mãos enquanto você recita a primeira palavra em voz alta (ou primeira série de palavras) do versículo a ser memorizado. A criança ao seu lado repete seu movimento e palavras, então ela cria um novo movimento enquanto recita a segunda palavra do verso. Continue até que todas as palavras tenham sido usadas. Então repitam o verso todos juntos várias vezes, usando sempre os movimentos com as mãos. (Obs: não é necessário que o movimento represente o significado das palavras)..
Jogo 5 - ESCRITO NO ESPELHO
Idade: Primário
Materiais: Cartões de índice, espelhos, papel, pincel atômico.
Preparação: Escreva cada palavra dom versículo a ser memorizado, de trás para frente em cartões separados com pincel atômico. (Você pode também, se desejar, escrever o versículo em uma cartolina de maneira normal e colocar em um local visível para referência das crianças).
Jogo: Providencie vários espelhos e convide as crianças para se revezarem lendo as palavras através do espelho. Cada criança copia a palavra 'descodificada' que conseguir ler, colocando os versos em ordem.
Idade: Primário
Materiais: Cartões de índice, espelhos, papel, pincel atômico.
Preparação: Escreva cada palavra dom versículo a ser memorizado, de trás para frente em cartões separados com pincel atômico. (Você pode também, se desejar, escrever o versículo em uma cartolina de maneira normal e colocar em um local visível para referência das crianças).
Jogo: Providencie vários espelhos e convide as crianças para se revezarem lendo as palavras através do espelho. Cada criança copia a palavra 'descodificada' que conseguir ler, colocando os versos em ordem.
Jogo 6 - JUNTE-SE A MIM
Idade: Primário
Materiais: Cartões de índice, pincel atômico.
Preparação: Escreva cada palavra dom versículo em um cartão separado. Você pode também, se desejar, escrever o versículo em uma cartolina, da maneira normal e por num local visível, para referência das crianças.
Jogo: De frente para o grupo, cartões atrás de você, segure um cartão em cada mão e nas costas. Uma criança escolhe um dos cartões. Quando a criança pega o cartão, ela fica com ele para ler. Depois que todos os cartões foram distribuidos, as crianças que estiverem com cartões organiza-os para formar o versículo. Repitam o verso várias vezes juntos. Repita o jogo tanto quanto o tempo permitir.
Idade: Primário
Materiais: Cartões de índice, pincel atômico.
Preparação: Escreva cada palavra dom versículo em um cartão separado. Você pode também, se desejar, escrever o versículo em uma cartolina, da maneira normal e por num local visível, para referência das crianças.
Jogo: De frente para o grupo, cartões atrás de você, segure um cartão em cada mão e nas costas. Uma criança escolhe um dos cartões. Quando a criança pega o cartão, ela fica com ele para ler. Depois que todos os cartões foram distribuidos, as crianças que estiverem com cartões organiza-os para formar o versículo. Repitam o verso várias vezes juntos. Repita o jogo tanto quanto o tempo permitir.
Jogo 7- CHAMANDO VOCÊ
Idade: Todas
Materiais: Bíblia, venda, lousa e giz ou cartolina e pincel atômico.
Preparação: Escreva as palavras do versículo na lousa ou cartolina e coloque num local visível.
Jogo: Repita o versículo várias vezes junto com as crianças, então vende os olhos de uma, que conta até dez enquanto as outras abrem espaço. A vendada fala alto a primeira parte do versículo. Outra crianças estará com a segunda parte do versículo, parada (não pode se mover) em alguma parte da sala. Toda vez que a criança vendada chamar recitando a primeira parte do versículo, a segunda deve responder recitando a segunda parte. Quando ela é encontrada, a parada recebe a venda e a brincadeira continua.
Idade: Todas
Materiais: Bíblia, venda, lousa e giz ou cartolina e pincel atômico.
Preparação: Escreva as palavras do versículo na lousa ou cartolina e coloque num local visível.
Jogo: Repita o versículo várias vezes junto com as crianças, então vende os olhos de uma, que conta até dez enquanto as outras abrem espaço. A vendada fala alto a primeira parte do versículo. Outra crianças estará com a segunda parte do versículo, parada (não pode se mover) em alguma parte da sala. Toda vez que a criança vendada chamar recitando a primeira parte do versículo, a segunda deve responder recitando a segunda parte. Quando ela é encontrada, a parada recebe a venda e a brincadeira continua.
espelho. Cada
criança copia a palavra 'descodificada' que conseguir ler, colocando os versos
em ordem.
Jogo 8 - PAÍSES PAÍSES!
Idade: Primário
Materiais: Folhas de sulfite A4, canetas,
mapa-mundi.
Preparação: Dividir o grupo e duas equipes ou mais.
Cada equipe recebe uma folha em branco e uma caneta. De certa distância de cada
time está um mapa-mundi.
Jogo: Quando o líder der o sinal, a primeira
pessoa de cada equipe corre de costas até o mapa e anota o nome de alguns
países. Depois volta e entrega a folha para o próximo da fila. Depois de alguns
minutos o líder apita encerrando a brincadeira. Ganha a equipe que tiver o
maior número de países anotados.
Jogo 9 - OS ÍNDIOS SE CONVERTERAM
Idade: Qualquer idade
Jogo: Todas as crianças começam a andar
aleatoriamente. O líder estará tocando um cântico missionário. Quando a música
parar, o líder grita a seguinte frase: "Dois índios se converteram!".
Então as crianças rapidamente formarão duplas. A criança que ficar só sairá da
brincadeira. Depois o líder irá gritar outros números de "índios que
se converteram" e sempre sairá a criança que ficar só. Ganha a brincadeira
a última criança que sobrar.
Jogo 10 - POUCO A POUCO
Idade: Qualquer idade
Materiais: Copos descartáveis, 2 baldes ou bacias
com água.
Jogo: Divida o grupo em dois times. Cada time
forma uma fila. O primeiro jogador de cada time receberá um copo descartável.
Perto de cada time estará um balde ou bacia com água. Longe de cada time, a
mesma distância para cada time, haverá um balde ou uma bacia vazia. Ao sinal
dado pelo líder, um jogador de cada time encherá o seu copo de água, correrá
até o balde vazio de seu time e jogará a água dentro dele. Então correrá de
volta dando o copo vazio ao próximo da fila de seu time. O jogador continuará
até o primeiro time conseguir encher o seu balde com água. Depois do jogo, o
líder destaca como a participação de todos foi importante para encher o balde
pouco a pouco. Se cada pessoa falar de Jesus Cristo, o mundo irá conhecê-lo
pouco a pouco.
Jogo 11 - PASSOU UM CARRO DE PICOLÉ
Idade: Qualquer idade
Jogo: Esta brincadeira é muito amada pelas
crianças de Cabo Verde. As crianças ficam em círculos, uma das mãos por cima da
mão do colega e a outra mão por baixo da mão do outro colega. Vai-se falando e
uma vai batendo na mão da outra: "Pas-sou-um-car-ro-de-pi-co-lé.
Qual-é-a-cor-que-vai-es-co-lher?". A criança que tiver a última mão batida
terá que escolher uma cor. Então a brincadeira continua dizendo, por exemplo:
"A-ma-re-lo-es-t-a-na-su-a-rou-pa!". Se a criança que foi a última a
receber o "pa" tiver algo amarelo na roupa, sai. Se não tiver,
continua a brincadeira até que todas as crianças saiam e a última que restar
for a vencedora.
Jogo 12 - ORAR E PREGAR
Idade: Qualquer idade.
Materiais: Balões de duas cores diferentes, um para
representar "oração" e outro para representar
"pregação".
Preparação: Os balões devem ser cheios e amarrados
nos pés das crianças. Cada criança terá um balão de cada cor amarrado em cada
perna.
Jogo: Ao sinal, cada criança tentará explodir o
balão do amiguinho e não deixar que estourem o seu. Fale com elas da
importância para o missionário de orar e pregar.
Jogo 13 - A MALA DO MISSIONÁRIO
Idade: Qualquer idade
Jogo: Em círculo, as crianças irão
"preparar a mala do missionário". Cada criança deverá dizer alguma
coisa que o missionário deverá levar na mala, as não pode repetir o que já foi
dito. Quem repete, cai fora.
Jogo 14 - QUEM CHEGA PRIMEIRO AO
CAMPO?
Idade: Primário
Materiais: Sabonetes, shampoos, escovas de dentes, escovas
de cabelo, pentes, cadernos, canetas, roupas, papel, etc. Não pode deixar de
ter Bíblias.
Jogo: Cada criança deve escolher o que vai
levar e correr para chegar ao local que você marcar que será o campo
missionário. Vence quem levar mais coisas dentro do tempo estipulado, sendo que
não poderá faltar a Bíblia. Quem não pegar uma Bíblia não terá a mínima chance
de ganhar, pois missionário sem Bíblia não é missionário, é turista.
Jogo 15 - COMPRAS NO CAMPO
MISSIONÁRIO
Idade: Primário
Jogo: Uma das crianças é o missionário. Ele tem
uma lista de compras a fazer. As demais crianças são os vendedores. O
missionário não sabe falar a língua porque acabou de chegar ao país e vai
explicar o que deseja com gestos. A criança que descobre o que ele quer,
toma-lhe o lugar e será o missionário da vez, continuando a fazer as compras. A
lista de compras poderia ser assim: 1 pacote de biscoitos redondos, 1 par de
sapatos número 37, 1 cadeira dobrável, 1 balde, 1 quilo de tomate, 2 maçãs,
etc. Brinca-se até se esgotar o tempo. Pode-se também dividir em equipes e
ganha a equipe que mais conseguir adivinhar.
Jogo 16 - VIAGEM DE AVIÃO
Idade: Qualquer idade
Jogo: As crianças vão se sentar em cadeiras,
formando um círculo ou em fila. O líder diz: "A viagem vai começar!".
Quando disser isso, as crianças devem se levantar e começar a rodar as
cadeiras. Uma das cadeiras deve ser retirada. Se quiser cantar uma canção
missionária durante este momento, cante. Então o líder diz; "Primeira
escala!". Nessa hora todos tem que se sentar. Quem não conseguir, cai
fora. Dali um pouco o líder diz: "Vamos continuar o nosso vôo", todos
se levantam e uma cadeira é retirada. A brincadeira segue assim até ficar
apenas uma criança que será a vencedora.
FONTE
:http://ensinandomissoesparacriancas.blogspot.com
AQUI TEM MAIS BRINCADEIRAS:
AQUI TEM MAIS BRINCADEIRAS:
Nenhum comentário:
Postar um comentário